quarta-feira, 30 de maio de 2018

Associação Acolhimento Bom Pastor


PROJETO MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Na Tríplice dimensão do nosso carisma que é o acolhimento: acolher é evangelizar, é amar, é formar vivemos nossa missão de acolher a todos os que se aproximam da Comunidade Bom Pastor, de forma especial e preferencial os excluídos da sociedade.

Devemos levar Cristo Pastor aos nossos irmãos excluídos e marginalizados da sociedade, colaborando para que todos tenham Vida e Vida em abundância conforme relata o evangelista São João 10,1ss.

A Doutrina Social de nossa Igreja será a nossa fonte de informação e formação.

(Constituição Comunidade Bom Pastor § 10 item c)

Toda ação evangelizadora e de atuação da Comunidade, realizamos com o intuito de acolher todos os “pobres” de Deus, todos os que têm sede de justiça e fome da Palavra e do pão, todos os que sofrem.

Realizamos o acolhimento, amando a Deus e sendo amado por Deus, assim como devemos amar o próximo. (Constituição Comunidade Bom Pastor § 9).

Promovemos o acolhimento como carisma da Comunidade através da Associação Acolhimento Bom Pastor.

MISSÃO, VISÃO e VALORES

MISSÃO:

Acolher todas as pessoas, sem distinção, prioritariamente as que encontram-se em situação de vulnerabilidade e exclusão social, buscando proteção à família em todos os seus ciclos, promovendo ações e atividades que tenham como objetivo o desenvolvimento emocional e econômico para um pleno exercício da cidadania.

VISÃO:

Trabalhar arduamente no presente, buscando o resgate da dignidade das pessoas e preparando as gerações vindouras para que as mesmas tenham condições dignas de viver, estudar, trabalhar em uma sociedade mais justa e com menor desigualdade social, para que elas se tornem autossuficientes economicamente, fortalecendo o vínculo familiar e social.

Valores:

Nossos valores éticos, morais, sociais e religiosos, estão alicerçados no Amor, no respeito e na valorização da pessoa humana. Quais incansavelmente devemos praticar no nosso cotidiano. Para nós, DEUS, independente de cada crença, é o único caminho que temos que trilhar para realizarmos com justiça, dignidade, bondade e amor o acolhimento a todas as pessoas.


OBJETIVO GERAL DA ASSOCIAÇÃO

Proporcionar melhorias na qualidade de vida, das famílias em condições de vulnerabilidade social, que residem no Bairro Novo Horizonte (Varjão), promovendo atividades que envolvem crianças, adolescentes, jovens, adultos, mães e pais, e através dessas atividades trabalhar na conquista e no resgate da dignidade da pessoa humana:


OBJETIVO ESPECÍFICO

I – Preparar os jovens e adolescentes para o Mercado de trabalho, através de formação técnica e social, conscientização ética e postura como agente de mudança em qualquer ambiente.

II – Despertar nas famílias possibilidades de trabalho cooperativo, a fim de auxiliar na renda familiar e extinguir o assistencialismo, promovendo condições para um ambiente alternativo e legal de trabalho.

III – Dar assistência e orientação psicológica as famílias, principalmente as que apresentarem desestruturadas emocional e economicamente, auxiliando num redirecionamento adequado para a recuperação da estrutura familiar.

IV – Fornecer um ambiente sadio para que as crianças e adolescentes tenham atividades extra-escolares e não fiquem expostas a possíveis ambientes inadequados em seus momentos de ociosidade.

V – Preparar a população para darem continuidade a estes objetivos futuramente, proporcionando uma comunidade auto-sustentável em todos os sentidos.


SITUAÇÃO ATUAL

Como resposta ao olhar para o mais pobre a Comunidade Bom Pastor criou a Associação de Acolhimento Bom Pastor, uma associação civil, sem fins lucrativos, sob registro CNPJ 04.115.907/0001-57, com sede na Cidade de Jundiai, no bairro Novo Horizonte (Varjão I, II e III), – bairro com alto índice de população em condições de vulnerabilidade social – e realiza uma diversidade de trabalhos e atividades em prol da população da comunidade local e das imediações, estendendo também nossa área de atuação ao Bairro Santa Gertrudes especificamente no local denominado “área verde”, que também reúne grande população em condição de vulnerabilidade social.

A Associação Acolhimento Bom Pastor, fundada em 2000, oferece serviços e desenvolve ações de caráter absolutamente gratuitos que visam à melhoria da qualidade de vida, individual e da família e do meio ambiente local. Tem entre suas principais finalidades a proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice. Desenvolve trabalhos socioeducativos com o público em situação de vulnerabilidade social, promove a capacitação e a integração no mercado de trabalho, oferece acompanhamento familiar com assistência alimentar e de organização e higiene do lar, orientação psicológica e  acesso a atividades recreativas e lúdicas, conforme o público alvo.

Atualmente oferece em seu espaço oficinas direcionadas a todas faixas etárias e áreas de atuação, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da região. Em paralelo, são desenvolvidas as mesmas atividades para as crianças pertencentes às famílias atendidas pela associação, além da oferta de atividades com enfoque lúdico visando à convivência e fortalecimento de vínculo. 

Possui atualmente 15 (quinze) oficinas voluntárias oferecidas aos diferentes públicos que frequentam a Associação, sendo elas: Teclado, Karatê, Ballet, Violão, Feltro, Teatro, Pintura, Artes, Informática, Cinema, Dança Passo a Passo Dance Fitness, Dança Hip Hop, Panificação, Inglês, Logística e Mecânica Industrial, com uma média de 1.300 atendimentos mensais contínuos, alcançando um contingente médio de 300 pessoas por mês. Durante o ano, realiza ações, eventos e campanhas que tem por objetivo arrecadar fundos para sempre ampliar e qualificar o atendimento, buscando parcerias com órgãos públicos e privados.

A Associação está localizada no bairro Jardim Novo Horizonte (Varjão I, II e III), na região do Vetor Oeste, em uma das áreas de maior vulnerabilidade social do município, com uma população de aproximadamente 42 mil habitantes. 

A Associação de Acolhimento Bom Pastor tem sua diretoria composta 100% por membros da Comunidade Bom Pastor, inclusive seu Presidente e membros voluntários e funcionários atuando diariamente nos serviços oferecidos.

Visite nossa página e conheça melhor o trabalho social:



Um comentário:

  1. Bom dia!
    Gostaria de encaminhar um adolescente para preparação ao mercado de trabalho, tentei ligar agora de manhã, porém não houve atendimento, gostaria de acompanhar Gabriel Caldas da Silva em parceria com a comunidade Bom Pastor, o adolescente se encontra em situação de vulnerabilidade emocional, social e de desenvolvimento, necessitando de serviços socioassistenciais.
    Desde já agradeço e aguardo um retorno acerca a possibilidade
    sgalieta@jundiai.sp.gov.br
    Gabriel Caldas da Silva

    ResponderExcluir

Contato

ENDEREÇO 1

Estrada Municipal do Varjão, 1641
Novo Horizonte – Jundiaí – SP
CEP: 13212-590

ENDEREÇO 2

Rua Alice Guimarães Pelegrini, 741
Jd. Santa Gertrudes – Jundiaí – SP
CEP: 13205-250

contato@associacaobompastor.org.br
ouvidoria@associacaobompastor.org.br

(11) 4582-4163

Estamos no facebook

Mais lidos